Qual a diferença entre o camundongo e a ratazana e como combatê-los?
Os camundongos e as ratazanas são dois tipos de roedores frequentemente encontrados em áreas urbanas e rurais, mas eles possuem características distintas e exigem estratégias diferentes para controle. Acompanhe abaixo as diferenças e as formas de combate.
Características
Camundongos
Ratazanas
Tamanho
Pequenos (6 a 10 cm, sem incluir a cauda).
Grandes (18 a 25 cm, sem incluir a cauda).
Peso
10 a 30 gramas.
200 a 500 gramas.
Cauda
Longa, fina e proporcional ao corpo.
Grossa, curta e menor que o corpo.
Comportamento
Mais curiosos e exploradores.
Cautelosas e desconfiadas de mudanças no ambiente.
Hábito Alimentar
Alimentam-se de pequenas quantidades diversas, preferindo grãos e sementes.
Preferem alimentos calóricos, como carne e restos de lixo.
Habitat
Áreas internas, como casas e depósitos.
Áreas externas, como esgotos, buracos e locais úmidos.
Ciclo Reprodutivo
Altamente prolíficos, com até 10 crias por ninhada.
Menos prolíficos, mas ainda com alta capacidade reprodutiva.
Para o combate a esses roedores, as medidas preventivas são essenciais, a começar pela limpeza, mantendo sempre os ambientes limpos, sem restos de alimentos ou água disponível e a comida guardada em recipientes herméticos. Também use lixeiras com tampa e descarte regularmente os resíduos. Para evitar os refúgios para esses animais, é importante vedar buracos, rachaduras e possíveis entradas nas paredes, portas e janelas.
Para o combate dos roedores em questão, as armadilhas são uma medida muito efetiva. Para os camundongos, use armadilhas pequenas com iscas como manteiga de amendoim, grãos ou queijo, posicionando-as em locais próximos às paredes e pontos de trânsito frequente dos camundongos. No caso das ratazanas, utilize armadilhas maiores, com iscas mais atrativas, como carne ou frutas e coloque nos buracos ou trilhas externas onde elas transitam.
No caso do combate com o uso de iscas e raticidas, para os camundongos, use iscas menores e de cheiro atraente, colocadas em pontos internos. Para as ratazanas, utilize iscas maiores e resistentes à umidade, distribuídas em tocas e áreas externas. É importante utilizar esses produtos com bastante cuidado, para evitar intoxicação de outros animais ou crianças.
Existe também o controle biológico desses animais, e os gatos são os principais predadores naturais de camundongos e ratazanas, mas sua eficácia varia.
Para um serviço mais efetivo e sem retrabalhos e riscos para sua família, prefira sempre a contratação de empresas especializadas, principalmente em caso de infestações severas. Os profissionais da empresa de dedetização irão fazer um diagnóstico inicial e conforme o resultado, escolherão um único método de combate, ou alguns métodos combinados para uma maior efetividade na eliminação dos roedores.
Por fim, mas não menos importante: nunca manipule os roedores sem luvas, pois eles podem transmitir doenças graves, como leptospirose e hantavírus e após a eliminação, desinfecte as áreas contaminadas para evitar novos surtos e proteger a saúde da família.